segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PSICOLOGIA

GRUPO DESPORTIVO MALVEIRA DA SERRA
Departamento Futebol Juvenil


O Desporto é um grande fenómeno que tem vindo a crescer e a desenvolver-se de dia para dia, nomeadamente o Futebol, que tem cada vez mais um maior número de praticantes. Praticantes estes que começam a sua prática desportiva cada vez mais cedo. Daí o crescimento e desenvolvimento das escolas de futebol e a aposta, por parte de clubes, na formação desportiva.
Esta formação é bastante importante para o desenvolvimento das crianças/jovens, não só relativamente às competências físicas, mas principalmente às competências sociais e psicológicas, que poderão ser generalizadas a outras situações e contextos das suas vidas, não só enquanto atletas, mas sobretudo enquanto pessoas.
A relação com os outros, a noção de grupo, o cumprimento de regras/normas são aspectos que se vão consolidando com a prática desportiva. Começam fazer comparações sociais e avaliações das suas próprias competências.
No que se refere ao desenvolvimento das competências psicológicas, também estas se vão afirmando e desenvolvendo. As crianças começam a ganhar uma certa confiança e autonomia nas suas capacidades. A personalidade começa a “solidificar-se” e os jovens atletas começam a saber o que querem e quais as modalidades que preferem. Começam a escolher os amigos e a dar importância ao espírito de equipa.
Deste modo, a prática desportiva não deverá ser encarada como punição face à escola. Também esta, para além da importância que todos nós sabemos que tem, é um centro de desenvolvimento das capacidades acima referidas. Cabe aos pais/encarregados de educação ajudar/ensinar os seus educandos a criar planeamentos e a gerir horários para o estudo, de forma a tentar prevenir a incompatibilidade entre a escola e a pratica desportiva. Um dia a dia com rotinas e bem organizado poderá prevenir a tão usada frase “Não tem tempo para fazer os trabalhos de casa nem para estudar”. Em vez disso porque não usar “ Um dia a dia organizado rende muito mais”. Será importante e benéfico, tal como acontece na escola, planificar o restante horário do dia: horário de estudo, horário de diversão. Porque não fazer esta planificação em conjunto com o educando? Assim terá ele que cumprir com aquilo que ele próprio ajudou a construir.

PAIS
Encarregados de Educação



ESCOLA PRATICA DESPORTIVA


Os pais não devem ser considerados os melhores amigos dos filhos. Os pais têm um papel primordial no crescimento e desenvolvimento dos mesmos, daí ajuda-los a crescer de uma forma saudável a todos os níveis. Apoia-los, orienta-los no seu quotidiano será uma mais valia e um agradecimento mais tarde quando chegarem à idade adulta. É importante pôr limites e por vezes a punição (q.b.) também poderá “ajuda-los” a crescer, mas não através da prática desportiva que, com já referido, faz parte do desenvolvimento e bem-estar de todos nós.
Assim um bom ambiente escolar, desportivo e familiar criará uma harmonia saudável quer em termos pessoais, quer sociais para o futuro dos vossos filhos


Dr.ª MARGARIDA MIRANDA
Psicóloga do Desporto / Actividades Físicas



Departamento Futebol Juvenil
Pedro Faria

Sem comentários: